quinta-feira, 12 de março de 2009

Momentos Inimaginavelmente Belos

















Tenho para mim que as coisas importantes na Vida, são Inimaginavelmente Belas. A importância das coisas e tão maior quanto a sua intensidade, raridade, significado.
O Inimaginavelmente Belo (digo Belo não num sentido estético) é raro, e é raro para que o possamos distinguir de tudo o resto que acontece na nossa Vida e que é de alguma forma banal, e não tem o significado de um Sonho, de uma excepcionalidade, da percepção que temos quando de facto estamos perante um momento único.

Que diríamos de uma sonata para piano, de Chopin, se todos pudéssemos compor de forma tão sublime. Que diríamos de um Guernica (Picasso) ou de um O Beijo (Gustav Klimt), se todos tivessemos o dom de pintar. Que diríamos do Romeu e Giulietta (Shakespeare) se todos pudéssemos escrever. Que diríamos do Amor da nossa Vida, se cada pessoa que cruza o nosso caminho, fosse também ela o Amor da nossa Vida...

A raridade tem também uma explicação científica, mais concretamente através da estatística, e pode ser explicada através dos axiomas da probabilidade. Explicando de forma muito simples: se é raro, a sua possibilidade de ocorrência é menor. Esta regra matemática não deixa de ser cruel, em muitos casos, há pessoas que se calhar nunca vão poder sentir um Momento destes.

Por vezes vivemos tão ansiosos por esses Momentos Inimaginavelmente Belos, que nos esquecemos de estar preparados para eles, quando eles realmente nos batem à porta. Como poderemos sentir a verdadeira dimensão de algo tão profundo, se estamos muitas vezes direccionados para as tais banalidades, que a Vida e mais concretamente a Sociedade faz o "favor" de nos apresentar no nosso dia a dia. Por vezes custa muito manter a perspectiva deste Ideal, porque somos pressionados a viver como máquinas, como seres não pensantes, programados para não sentir, para não Viver, puxados para uma sobrevivência material. Eu digo Sentir em vez da dormência que nos querem impor, eu digo Emoções em vez do ter , eu digo rir, chorar, sonhar, celebrar, errar, Eu digo Viver e não sobreviver...


Existe uma frase do Fernando Pessoa que gosto particularmente: "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

Podemos ser pessoas orientadas à raridade ou a banalidade, mas isso é uma escolha de cada um de nós, que não deve, nem pode ser criticada, porque se trata de uma opção e cada indivíduo deve ter a liberdade de, poder escolher o seu próprio caminho.

Eu escolhi o caminho do Inimaginavelmente Belo e tu?


João

Sem comentários:

Enviar um comentário