segunda-feira, 1 de junho de 2009

Into the Wild















Não tinha uma fotografia minha, que reflectisse aquilo que sinto, pelo que "roubei" uma do filme. É a imagem de alguém que quer abraçar o mundo, alguém maior que a própria vida, alguém assim é, Raro. Porque a Felicidade conquista-se...

Sinto o esgotar dos dias e uma inquietude miúda apodera-se de mim. Estou quase de partida, para aquela que será uma viagem rumo ao desconhecido, rumo a locais maravilhosos a paisagens de Sonho. Ao contrário do previsto vou abraçar esta aventura sozinho, levo na bagagem Sorrisos, Sonhos, Vontades, levo-me a mim e ao meu Caderno. Estou nervoso, vou partir apenas com aquilo que quero ver, sentir, experienciar.


Achei apropriado voltar a ver o "Into The Wild", filme que em 2007 me roubou lágrimas e que para sempre marcou a minha Vida. Este filme retrata a história de Christopher McCandless de 22 anos, um jovem americano que não se enquadra na sociedade materialista dos nossos tempos, um jovem profundamente idealista que luta pelos seus Sonhos. McCandless acabou a universidade e decidiu partir para o Alaska, o dinheiro que tinha deu-o a uma instituição de caridade e foi perseguir o seu Sonho " Im going to Alaska", frase que repetia às pessoas que ia encontrando na sua jornada. Ao aprofundar o meu conhecimento sobre esta pessoa extraordinária, comoveu-me a forma como alguém tão jovem, «toca» a vida de tanta gente, apenas por ser quem é, um jovem , simpático , inteligente, Sonhador. Christopher McCandless não descobriu a cura para o cancro, não bateu um record mundial, apenas foi ele próprio, alguém que se recusa a aceitar as imposições, as leis da vivência social.
Admiro pessoas que tenham uma visão da vida diferente e impressionou-me o facto de alguém que tem apenas 22 anos, ter já em si, tamanhas crenças, tamanhos ideais, tamanhos Sonhos. Um jovem que cita Tolstoy ao virar de cada conversa, um jovem incompreendido, sim, incompreendido por aqueles que nunca vão Amar, Sentir, Chorar, Rir de forma verdadeira.
É facil invocar as influências de Thoreau em Christopher McCandless, mas na minha opinião McCandless transcende o Naturalismo, procurando um significado mais profundo para a sua própria essência.

Tolstoy:
"True life is lived when tiny changes occur"
"Everyone thinks of changing the world, but no one thinks of changing himself"
"If you want to be happy, be"

Não posso deixar de mencionar o papel extraordinário de Emile Hirsch neste filme, a expressão dos seus olhos aguados, as emoções que partilha com quem está a ver o filme, o brilho que o envolve quando fala do Sonho de ir para o Alaska, o sentimento que põe nas citações de Tolstoy, o estado de magreza a que foi sujeito. A sua representação é de uma harmonia perfeita, atravessando o nosso ser com a ferocidade de um furacão, derrubando as barreiras da nossa Alma, como folhas de outono que caem das árvores, apenas com o assobio do vento.
A cena final do Filme é tão bela que nos rasga por dentro , chega mesmo a doer: "Hapiness only real when shared". Na altura aquelas palavras gritaram dentro de mim, hoje e ao rever o filme concluo que: hapinesse only real when shared with the right person. Nada vale partilharmos o que somos, o melhor de nós, com quem nunca poderá, se quer, entender essa Felicidade. Teria gostado muito de ter conhecido Christopher McCandless, tenho em mim a certeza que com mais experiência de Vida partiharia da mesma opinião.

http://www.youtube.com/watch?v=xZPhpejWJuM&feature=related

Fascina-me a inteligência, fascina-me a preseverança daqueles que lutam por mudar o mundo, por um Sonho, por um Ideal, que não aceitam as regras de uma sociedade corrupta de sentimentos, moribunda de valores, vã de Amor, uma sociedade que cria autómatos em vez de seres humanos. Há pessoas que estão na Vida, de uma forma muito particular. Há Sonhos que carregam uma esperança pulsada pela luz das estrelas, uma esperança que não quebra e que não tem fim.

A banda sonora deste filme é também simplesmente maravilhosa, vamos sendo arrebatados pela música de Eddie Vedder. As letras são melodias divinas em palavras repletas de Sonhos, Sentidos, Ideias, Sentimentos, fecho os olhos e vejo-as a voar baixinho por entre paisagens de encantar. Deixo algumas algumas das palavras que escutei e que me fizeram Sonhar...

Long Nights
Have no fear
For when I'm alone
I'll be better off than I was before

I've got this life
I'll be around to grow
Who I was before
I cannot recall

Long nights allow me to feel
I'm falling
I am falling
The lights go out
Let me feel
T'm falling
I am falling safely to the ground
Ah...

I'll take this soul that's inside me now
Like a brand new friend
I'll forever know

I've got this light
And the will to show
I will always be better than before

http://www.youtube.com/watch?v=0V7WItOr4O8&feature=related

Guarantee
Everyone I come across, in cages they bought
They think of me and my wandering, but I'm never what they thought
I've got my indignation, but I'm pure in all my thoughts
I'm alive...

Wind in my hair, I feel part of everywhere
Underneath my being is a road that disappeared
Late at night I hear the trees, they're singing with the dead
Overhead...

Leave it to me as I find a way to be
Consider me a satellite, forever orbiting
I knew all the rules, but the rules did not know me
Guaranteed

http://www.youtube.com/watch?v=IWgxntibBtE&feature=rec-HM-r2

Society
Oh it's a mystery to me.
We have a greed, with which we have agreed...
and you think you have to want more than you need...
until you have it all, you won't be free.

There's those thinkin' more or less, less is more,
but if less is more, how you keepin' score?
It means for every point you make, your level drops.
Kinda like you're startin' from the top...
and you can't do that.

Society, you're a crazy breed.
I hope you're not lonely, without me.
Society, crazy indeed...
I hope you're not lonely, without me
Society, have mercy on me.
I hope you're not angry, if I disagree.
Society, crazy indeed.
I hope you're not lonely...
without me.

http://www.youtube.com/watch?v=pRUGvArWXLk&feature=related


Rise
Such is the way of the world
You can never know
Just where to put all your faith
And how will it grow

Gonna rise up
Burning back holes in dark memories
Gonna rise up
Turning mistakes into gold

Such is the passage of time
Too fast to fold
And suddenly swallowed by signs
Low and behold

Gonna rise up
Find my direction magnetically
Gonna rise up
Throw down my ace in the hole

http://www.youtube.com/watch?v=32Js2Ef5Ojg

Estou a pensar qual o livro que levo para me acompanhar, nesta jornada. Acho que vou escolher um escritor Russo em detrimento de escritores da beat generation (que também seriam uma boa escolha). Depois de ler Gogol, Dostoievksy, chegou a vez de Tolstoy, parece-me apropriado.

Os dias vão correr e dentro de poucos dias, também eu irei partir, partir Into the Wild... partir rumo às respostas para os meus Sonhos.

No alto da montanha irei Gritar o Sonho da minha Vida,
que se entranhe nos vales da Terra,
que beba das nascentes dos rios,
que cheire os prados de flores,
que risque os céus do Universo,


A verdadeira Solidão, é a Solidão da Alma...


Com Amor,
João


João/Tolstoy/Eddie Vedder

4 comentários:

  1. Espero que consigas encontrar os teus sonhos, mas esses sonhos estão dentro de ti e na pessoa que para ti for a mais importante do mundo para que do sonho façam a realidade e da realidade a vossa vida. Bons sonhos reais e uma viagem de sonho.

    ResponderEliminar
  2. Ithaca
    When you set out on your journey to Ithaca,
    pray that the road is long,
    full of adventure, full of knowledge.
    The Lestrygonians and the Cyclops,
    the angry Poseidon -- do not fear them:
    You will never find such as these on your path,
    if your thoughts remain lofty, if a fine
    emotion touches your spirit and your body.
    The Lestrygonians and the Cyclops,
    the fierce Poseidon you will never encounter,
    if you do not carry them within your soul,
    if your soul does not set them up before you.

    Pray that the road is long.
    That the summer mornings are many, when,
    with such pleasure, with such joy
    you will enter ports seen for the first time;
    stop at Phoenician markets,
    and purchase fine merchandise,
    mother-of-pearl and coral, amber and ebony,
    and sensual perfumes of all kinds,
    as many sensual perfumes as you can;
    visit many Egyptian cities,
    to learn and learn from scholars.

    Always keep Ithaca in your mind.
    To arrive there is your ultimate goal.
    But do not hurry the voyage at all.
    It is better to let it last for many years;
    and to anchor at the island when you are old,
    rich with all you have gained on the way,
    not expecting that Ithaca will offer you riches.

    Ithaca has given you the beautiful voyage.
    Without her you would have never set out on the road.
    She has nothing more to give you.

    And if you find her poor, Ithaca has not deceived you.
    Wise as you have become, with so much experience,
    you must already have understood what Ithacas mean.

    Constantine P. Cavafy (1911)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia João,
    É curioso quando nos encontramos nas palavras de alguem. Vi este filme varias vezes...e tentei explicar o que me fez sentir, despertar.
    Para dizer a verdade ninguém conseguiu sequer tocar parte disso...tu conseguiste, obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Não sei se o que gostaria aqui era parabenizé-lo ,mas sem duvida alguma você escreveu extamente o que estou sentindo nesse momento após ver um filme como esse. esse espirito livre e a audácia de realizar o sonho me tocam por completo,como a maioria de nós aqui ...obrigada pelas palavras!

    ResponderEliminar