domingo, 14 de junho de 2009

Despedida...



















Sinto...

Em mim o que há de primordial é o hábito e o jeito de sonhar. As circunstâncias da minha vida, desde criança sozinho e calmo, outra[s] forças talvez, amoldando-me de longe, por hereditariedades obscuras a seu sinistro corte, fizeram do meu espírito uma constante corrente de devaneios. Tudo o que eu sou está nisto, e mesmo aquilo que em mim mais parece longe de destacar o sonhador, pertence sem escrúpulo à alma de quem só sonha, elevada ela ao seu maior grau.

Quero, para meu próprio gosto de analisar-me, ir, à medida que isso me ajeite, ir pondo em palavras os processos mentais que em mim são um só, esse, o de uma vida devotada ao sonho, de uma alma educada só em sonhar.

Fermando Pessoa


Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
à parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Álvaro de Campos



Sentir tudo de todas as maneiras,
Viver tudo de todos os lados,
Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,
Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos
Num só momento difuso, profuso, completo e longínquo

Álvaro de Campos



Nascido a cada momento
O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás ...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem ...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras ...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo ...

Alberto Caiero



O meu mundo não é como o dos outros,
Quero demais, exijo demais,
Há em mim uma sede de infinito,
Uma angústia constante que nem eu mesma compreendo,
Pois estou longe de ser uma pessimista;
Sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada.
Uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... Sei lá de quê!"

Florbela Espanca



Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!

José Régio



Passamos pelas coisas sem as ver,
gastos, como animais envelhecidos:
se alguém chama por nós não respondemos,
se alguém nos pede amor não estremecemos,
como frutos de sombra sem sabor,
vamos caindo ao chão, apodrecidos.

Eugénio de Andrade


Sou...

Diz-me que solidão é essa
Que te põe a falar sozinho
Diz-me que conversa
Estás a ter contigo

Diz-me que desprezo é esse
Que não olhas para quem quer que seja
Ou pensas que não existes
Ninguém que te veja

Que viagem é essa
Que te diriges em todos os sentidos
Andas em busca dos sonhos perdidos

Uhhhhh...
Uhhhhh...

Lá vai o maluco
Lá vai o demente
Lá vai ele a passar
Assim te chama toda essa gente

Mas tu estás sempre ausente e não te conseguem alcançar

Diz-me que loucura é essa
Que te veste de fantasia
Diz-me que te liberta
De vida vazia

Diz-me que distância é essa
Que levas no teu olhar
Que ânsia e que pressa
Tu queres alcançar

Que viagem é essa
Que te diriges em todos os sentidos
Andas em busca dos sonhos perdidos

Uhhhhh...
Uhhhhh...

Lá vai o maluco
Lá vai o demente
Lá vai ele a passar
Assim te chama toda essa gente

Mas tu estás sempre ausente e não te conseguem alcançar

Mas eu estou sempre ausente e não conseguem alcançar
Não conseguem alcançar

http://www.youtube.com/watch?v=0fKWsZgwawU
António Variações


Literatura da Viagem:
  • Arte da Guerra Sun-Tzu;
  • Poemas (Alberto Caeiro);
  • Into the Wild (Jonh Krakauer);
  • A morte de Ivan Ilitch (Tolstoy);


Música da Viagem: http://www.youtube.com/watch?v=DuGbpW-pGYg

Pedra Filosofal

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."

António Gedeão


Choro a lonjura... Estas lágrimas que se escondem do dia de amanhã, são vossas, são tuas. Porque vos levo no meu Ser...

Agora posso partir, despojado do que fui
Na esperança do que quero Ser...


João

P.S: Até à minha volta... Saudade, desta que é a Pedra mais linda do meu castelo...

2 comentários:

  1. Refugias-te nos Poetas e nas suas palavras, fazendo delas as tuas emoções e sentimentos. Mas acredito que tenhas em ti a capacidade de SERES tu mesmo e de falares com as tuas próprias palavras, para exprimires os teus estados de alma. OU seja, a tua realidade é única e indivisível pelo que apenas as tuas palavras poderão, na sua essência mais profunda, traduzir o que és e as tuas emoçoes.
    Sê inteiro, na tua individualidade e idiossincracia e põe em ti toda a força que possues e que é real e verdadeiro.
    Boa viagem e que estas semanas de férias sirvam também para te encontrares mais e mais..

    ResponderEliminar
  2. (...)
    as palavras são a substância dos sentimentos,
    os actos é a forma da vida,
    a vida são os momentos que se vivem entre objectivos,
    os objectivos são o que nós quisermos.
    e o que queremos é ser felizes.
    Felicidade para ti meu amigo.
    (...) PR

    ResponderEliminar